Sobre Felipe Ribeiro

Felipe Ribeiro, é Mestre em Cinema Studies pela NYU, documentarista, artista visual, doutorando do Instituto de Artes Visuais da UERJ e professor a ser empossado de Dança e Cinema do Departamento de Dança da UFRJ. Autor de vídeo-instalações, escreveu e dirigiu a peça teatral Trans-Tv, em que atores contracenavam com imagens editadas ao vivo, projetadas sobre um plano-relevo. Ministra diversos workshops pelo Brasil e conta com publicações eminentemente sobre filosofia e performance. É também diretor artístico da Plataforma Atos de Fala, evento bienal que acontece desde 2011 no Oi Futuro no Rio de Janeiro.


A parceria entre a bailarina e fundadora do Grupo Corpo, Denise Stutz, e o artista visual Felipe Ribeiro é inaugurada com o espetáculo Justo uma Imagem. Este espetáculo foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural de dança, em 2010 e com o Fundo de Apoio à Dança em 2011. Justo uma Imagem foi apresentado no Itaú Cultural, no SESI Paulista, e percorreu o circuito de Festivais de dança no Brasil, com destaque para o Panorama de Dança Contemporânea, a Bienal de Par em Par de Fortaleza, e a Bienal de Santos; além de ter se apresentado em Quito no Equador em outubro de 2011. Em 2012 o espetáculo de cinema e dança ficou em temporada de um mês no Teatro Glaucio Gill em Copacabana.

Denise e Felipe tem Juntos outro espetáculo chamado Espalha pra Geral!. Este espetáculo infantil de dança contemporânea, depois de diversas apresentações no programa Entrando na Dança, foi apresentado 5 vezes no Panorama de Dança 2010, e desde então conta com intensa agenda e diversas apresentações na cidade, no Brasil e no exterior, figurando em vários festivais de Dança, com destaque ao FID-BH onde obteve ótima crítica de O Estado de Minas. Outras apresentações incluem Caixa Cultural RJ, Itau Cultural SP, Circuito SescSP interior, e apresentações em Montevideo. A dupla se prepara para iniciar Eu, um Branco uma nova montagem cênica multidisciplinar contemplada com o prêmio Klauss Vianna 2012 - montagem.